O ÉtéFrançais – Encontro Nacional de Professores de Português e de Francês, de autoria de Lídia Vilaça, é um curso de formação de vinte e cinco horas, acreditado de uma unidade de crédito pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua.
Nasceu em 2012 afirmando-se como um projeto único e original na área da formação contínua de professores pelas caraterísticas que o definem.

 

 

Aproxima-se mais uma edição do Encontro Nacional de Professores de Português e Professores de Francês – ÉtéFrançais.

É com muita estima que anunciamos as datas de 27, 28, 29, 30 e 31 de julho de 2020 para a concretização de mais uma ação de formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua na modalidade de curso de formação (CF), de 25h correspondente a 1 crédito. Este curso releva para os efeitos de avaliação do desempenho docente e para progressão na carreira dos professores dos grupos de recrutamento 210, 300 e 320.

A edição de 2020 intitula-se: “O processo e atipicidade- motivação para ensinar ou o dever de educar”

 O Encontro será via videoconferência, dada a atipicidade da atual situação.

Surge este momento de reflexão e de partilha, onde os saberes científico, cultural e artístico se diluem com momentos de socialização, desta vez à distância.

A plataforma utilizada para a realização das videoconferências será o Zoom.
Será necessária a pré instalação da aplicação e que se registe/identifique com o seu nome completo.

Haverá um momento do programa dedicado à partilha de projeto/atividade desenvolvido(a) pelo(a) colega: “À (des)conversa em círculo”. Caso o (a)colega pretenda apresentá-lo(a) deverá mencionar-lo(la) no formulário.

Fomos apanhados de surpresa por um vírus igual a tantos outros que mataram milhares de pessoas no mundo. Esta nossa fase, também marcará a história da humanidade.

No entanto os professores não caíram no desânimo, antes se ergueram com esperança, mergulhando-se nas tantas novidades do E@D.

Estão/estamos todos de parabéns, professores de Portugal e do mundo!

Os principais objetivos deste encontro são: partilhar a atualização de conhecimentos com base na inovação; criar aulas mais atrativas e dinâmicas; melhorar o sucesso educativo dos nossos alunos através de contextos linguísticos, pedagógicos, artísticos e culturais; divulgar, respeitar e humanizar espaços patrimoniais e de interesse turístico da cidade de Braga em articulação com as influências Francesas.